Atualizações do Selo Doar refletem a contemporaneidade das organizações brasileiras e reafirmam compromisso com a sustentabilidade
É com imenso orgulho que anunciamos a nova versão do Selo Doar, refletindo a contemporaneidade e as demandas atuais das organizações brasileiras. Um dos destaques desta atualização é a incorporação da Agenda 2030 como um eixo de avaliação.
O Selo Doar é uma certificação independente, criada pela Certificadora Social (Instituto Doar), que reconhece organizações da sociedade civil brasileira por sua excelência em gestão, transparência e eficácia na captação de doações.
A versão 2024 é composta por 41 critérios, organizados em nove grandes temas, construídos especialmente para a realidade das organizações brasileiras.
O Processo de Certificação
Para obter o Selo Doar, uma organização deve alcançar uma pontuação mínima em uma série de critérios estabelecidos pelo PGTD-24. Este processo envolve tanto um questionário detalhado quanto uma análise documental por parte da equipe da Certificadora Social. As organizações que alcançam a pontuação necessária são classificadas em duas categorias:
- 34 a 41 pontos: Selo Doar A
- 38 a 41 pontos: Selo Doar A+
Aquelas que conquistam o Selo Doar A ou A+ têm o direito de utilizá-lo por até três anos, com a recertificação anual e a atualização em relação a novos critérios, que acontecerá somente em 2027.
O que Muda para as Atualmente Certificadas
Todas as organizações com certificação ativa serão avaliadas com os novos critérios e procedimentos nos próximos meses.
O processo de recertificação anual do Selo conta com a avaliação com o padrão 2024. Desta forma, as organizações terão que enviar os documentos solicitados e responder aos questionários indicados no mês de sua renovação.
Os responsáveis devem ficar atentos aos e-mails cadastrados no Selo Doar, pois receberão com antecedência a reavaliação da certificação.
Conhecendo os Novos Critérios
Para a versão 2024, foi realizada uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em governança civil, e das práticas de instituições que recebem e doam recursos para fins sociais e ambientais.
Com base nessa pesquisa, foram estabelecidos os 41 critérios da certificação, divididos em 9 pilares. Na nova versão, o pilar Agenda 2030 surge como uma novidade para pontuar organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
Também foram atualizados critérios nos eixos de avaliação Governança, Recursos Humanos e Comunicação passando a serem reconhecidas, por exemplo, iniciativas como a busca da conformidade com a Lei do Voluntariado, com a LGPD e a disponibilização de Canal de Denúncia, além de serem solicitados novas formas de comprovação dos critérios.
Clique aqui para baixar os novos critérios do Selo Doar.
Convidamos todas as organizações da sociedade civil a se engajarem neste movimento de transparência e profissionalismo!
Nossa equipe está à disposição para responder a dúvidas sobre o Selo Doar. Entre em contato pelo WhatsApp (11) 99334-2363 ou pelo e-mail contato@institutodoar.org