O Selo PGT (Padrões em Gestão e Transparência) foi criado em 2013 e rapidamente foi apelidado pelo terceiro setor de Selo Doar.
Foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais.
Da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos às práticas de empresas receptoras e concessoras de recursos para fins sociais e ambientais.
Para obter o Selo Doar, a organização deverá validar pelo menos 43 dos 52 critérios. Assim que confirmar o pagamento do processo de certificação, receberá informações sobre os critérios e as categorias.
Na área do curso estão os materiais da certificação e o link para o formulário a ser preenchido, com todas as instruções necessárias.
A certificação é destinada para organizações de todos os tamanhos que desejam ser reconhecidas. Não existem requisitos quanto a tempo de atuação, número de colaboradores ou receitas de doação.
A organização recebe acesso a um mini curso do Selo Doar com as instruções sobre a certificação. Após completar todos os módulos, a ONG deve submeter os documentos e o formulário de critérios na seção “instruções importantes”. O prazo de envio para o primeiro parecer (de aprovação ou reprovação) é de 30 dias após o preenchimento. Se a organização não concordar com o resultado, poderá recorrer dentro do prazo de 15 dias. Com o recebimento dos documentos para contestação, o Instituto Doar tem 30 dias para a reavaliação.